Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Crítica Knight World | Transformers: o Lado Oculto da Lua

TRANSFORMERS: DARK OF THE MOON
EUA - 157 min.

Direção: Michael Bay
Roteiro: Ehren Kruger
Elenco:
* Shia LaBeouf
* John Turturro
* Josh Dahamel
* Tyrese Gibson
* Rosie Huntington-Whiteley
* Patrick Dempsey
* Kevin Dunn
* John Malkovich

Categoria:
BOM

Por: Yuri Mesk
---------------------------------------------------------------------------------------------
Comprovado! Bay não consegue ficar 10 minutos sem uma explosão.
O diretor Michael Bay, ao dar vida aos robôs da Hasbro, em 2007, com o filme Transformers, usou muito bem os recursos que tinha e fez uma história concreta e não teve problemas ao usar os efeitos especiais, que foram surpreendentes.
Neste filme, Bay esqueceu de vez da história e deixou somente o clímax de ação e luta entre os gigantes robôs alienígenas. É um filme que capricha na ação e nos efeitos especiais. Sinceramente, eu acho que os efeitos especiais deste filme é um dos melhores de todos os tempos, porém não tem o que chamamos de "começo, meio e fim".
A triologia se baseia, pelo menos até agora, no encontro de Sam Witwicky com os robôs. A partir de então, só há luta no planeta Terra que envolve os Autobots com os Decepticons. E para finalizar, como em todos os filmes da série, Optimus Prime acaba dando uma lição de moral no final.
E a marmelada é muito grande!
Simplesmente, há várias partes em que os Autobots estão prestes a ser destruídos, ou até mesmo um Decepticon ameaça tirar a "vida" de um Autobot... e na hora H, acontece algo que impede. Ok. Não queria que o Bumblebbe morresse, muito menos o Optimus Prime, mas tem que ser cagado para acontecer umas coisas assim.
E para piorar temos uma mudança no aspecto do primeiro filme. O Megatron, apresentado no primeiro filme como um robô sem sentimentos que desejava nada além de destruição e tirania sobre os humanos, recebe um simples conselho de Carly Spencer e acaba se convencendo de que fizera a coisa errada. Assim não dá, né? Ai acaba que o Optimus Prime ia ser morto pelo Sentinel Prime e Megatron acaba com Sentinel antes que este possa matar o líder atual dos Autobots (outra marmelada, como disse).
Mas, do resto, está tudo perfeito. Conquistando o 4° Lugar na Lista de Filmes com Maior Bilheteria, Transformers: o Lado Oculto da Lua consiste em efeitos extraordinários, impossíveis de perceber alguma alteração gráfica. Mas é claro... a produção esta na responsabilidade do brilhante e premiado Steven Spielberg.
E, ainda por cima, o filme conta com um elenco excelente, com os atores Shia LaBeouf, que interpreta um Sam estressado e descontrolado pelos acontecimentos em sua volta, e com atriz Rosie Huntington-Whiteley, que substituiu Megan Fox.
E o terceiro ato da série conta com uma história que volta aos tempos de Guerra Fria, onde uma nave alienígena pousou no Lado Oculto da Lua. Foi uma ideia inteligente e um bom encaixe na história, mas a vontade de Bay em colocar os efeitos especiais e a ação fazem ele esquecer de que há uma maneira correta de chegar neste ponto.
Talvez o diretor não tenha aprendido, ainda, a ajustar erros passados.
Quem sabe?
Porém, não se desanimem. Pois, visualmente, o filme garante um espetáculo, principalmente nas salas em 3D, que foram utilizadas na época de exibição do filme, para um arrecadamento ainda maior e um filme com muito mais entretenimento.
Para finalizar, digo-lhe: este é um filme de explosão e guerra. Uma história, sem muito o que contar, que mostrar uma tentativa de escravizar a humanidade, por meio de um ataque alienígena sem muita explicação. Bacana... mas um pouco mais de atenção poderíamos superar Avatar... não é mesmo? 
(Não liguem para meu último comentário).

Leia mais em Transformers: o Lado Oculto da Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário