Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

Crítica Knight World | O Espetacular Homem-Aranha

THE AMAZING SPIDER-MAN
EUA - 136 min.

Direção: Marc Webb
Roteiro: Alvin Sargent, Steve Kloves e James Vanderbilt
Elenco:
* Andrew Garfield
* Emma Stone
* Rhys Ifans
* Martin Sheen
* Denis Leary
* Sally Field
* Irrfan Khan
* Campbell Scott

Categoria:
BOM


Por: Yuri Mesk
_________________________________________________________________


Após ser picado por uma aranha, Peter Parker consegue os poderes que todos nós conhecemos, exceto o pulso que lança teias. Neste caso, o brilhante diretor de 500 Dias com Ela, Marc Webb, optou por usar o lançador de teias.
Podemos dizer que Marc Webb fez um bom trabalho e que O Espetacular Homem-Aranha é um bom filme para ser assistido para quem curte o herói aracnídeo e quer ter bastante ação, mas quanto a história... é... pegou pesado... de novo.
O mesmo erro cometido em Homem-Aranha 3 fora repetido: o exagero de coincidências ao redor do mundo de Peter. Um exemplo é o fato de Gwen Stacy trabalhar para o Dr. Curt Connors. Peter procura o Dr. Connors e descobre que Gwen trabalha para ele. Peter dá o antídoto para o doutor, e este vira o Lagarto, sendo que na hora H, Gwen (uma simples garota de 17 anos) pode, simplesmente, criar o mais poderoso antídoto da Terra e salvar o mundo. 
O filme segue o mesmo padrão da triologia de Sam Raimi: Peter é um garoto normal, sem popularidade alguma em sua escola e só quer saber de estudar e ser alguém na vida. Porém sua responsabilidade com os estudos e com as obrigações de casa se transformam em obrigações de salvar o mundo sempre que este precisa. Sendo assim, o Homem-Aranha se torna prejudicial a vida de Peter Parker.
E podemos analisar mais algumas coisas: o Parker ficou mais atualizado. O personagem é apresentado como um esqueitista e um garoto comum de cabelo arrepiado e uma jaqueta maneira. Andrew Garfield fora excelente, mas seu visual não combinou com o Peter Parker (não que isso seja um erro do Garfield). Além disso, Peter não é nada desajeitado e enfrenta valentões sem medo algum. Seus poderes só o fizera derrotá-los.
O Dr. Curt Connors, interpretado pelo ator Rhys Ifans, foi bem colocado na história. Agora, o Lagarto não ficou assim aquelas coisas. Como disse, quem não é fã de HQ e só queria curtir o filme, pode ter achado o monstro fantástico. Na verdade, até eu achei. Tendo em vista que o filme teve ótimos efeitos especiais e uma ótima gravação. Porém não é possível a ideia de que o Lagarto pode pensar. Exatamente! Você que conhece bem o Lagarto dos desenhos em quadrinhos, sabe muito bem que o Lagarto (o monstro) não é capaz de fazer, por conta própria, uma mistura química para explodir no Cabeça de Teia (vejam só, outra coincidência: há os elementos químicos para causar uma explosão bem na fora em que o Lagarto esta lutando contra o Aranha).
Mas tendo em vista os pontos positivos, o filme é muito bom. Os efeitos especiais, junto com as telas em 3D fazem a diversão ficar bem maior. Houve várias cenas noturnas, aéreas e até mesmo em primeira pessoa, onde o público podia sentir a emoção do Homem-Aranha ao pular dos prédios e lançar suas teias. O elenco também fora um sucesso: Andrew Garfield e Emma Stone foram realmente muito bons para o papel. O elenco ainda tem o brilhante Martin Sheen, que interpretou maravilhosamente o tio Ben. 
Ah! E retornando às críticas negativas do filme: o roteiro voltou às origens de Peter, com os seus pais. Talvez este fato fosse desnecessário. Mas o problema se agrava quando temos a seguinte cena pós-crédito: Dr. Connors está preso; na cela dele aparece, da escuridão, um vulto com um chapéu preto que pergunta se o Connors havia dito alguma coisa sobre a verdadeira história dos pais de Peter. E o doutor responde que não e o cara desaparece de novo nas trevas. Quando o filme terminou, fiquei pensando: e ai? e agora?
Realmente, ficou meio subentendido algumas partes do filme, como é o caso de Peter ter comprado o lançador de teias pela internet.
Mas é isso. O filme foi legal. Eu gostei, sinceramente, mas deviam ter prestado mais atenção a alguns fatos na história. Os efeitos foram demais. A nova fantasia do Homem-Aranha é realmente espetacular e a emoção nas pancadarias esta garantida. Esperamos a continuação para ver quem é o vulto nas sombras. Talvez o Duende Verde... Talvez o Mistério.
Infelizmente, Marc Webb não vai estar na sequência para nos contar. Esperamos que tudo seja feito com mais cautela para um segundo espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário