Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Crítica Knight World | Batman: O Cavaleiro das Trevas

THE DARK KNIGHT RISES
EUA - 164 min.

Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan e David S. Goyer
Elenco:
* Christian Bale
* Anne Hathaway
* Joseph Gordon-Levitt
* Tom Hardy
* Gary Oldman
* Marion Cotilliard
* Michael Caine
* Morgan Freeman

Categoria:
EXCELENTE

Por: Yuri Mesk
_________________________________________________________________


Quando fui assistir ao Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, eu esperava um filme bom. Mas o que vi não foi bom... 
Foi incrível. Excepcional. E excelente.
Christopher Nolan arrasou em todos os aspectos, deixando o público de boca aberta com a emoção para o terceiro e último ato. O tema sombrio e realístico dado ao Batman se repete mais uma vez, deixando a excentricidade do filme ainda maior, infelizmente não conseguindo superar o filme anterior, O Cavaleiro das Trevas (pelo menos segundo o site de crítica Rotten Tomatoes), que deu um belo 86% ao longa metragem.
Para mim, não há como comparar o filme com os anteriores, pois todos os três foram muito bons, porém temos que analisar que Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge faz com que os dois filmes anteriores tenham um grande significado, fazendo tudo terminar de uma forma correta, épica e sem nenhum erro na história de Bruce Wayne.
Quem arrasou nesse filme, também, foi o ator Joseph Gordon-Levitt, que interpretou o personagem John Blake. Para o filme, Levitt seguiu uma postura mais rígida e mais séria, diferenciando de sua postura no filme de Marc Webb, 500 Dias com Ela. Lembrando também que houve uma falha com a atriz Marion Cotilliard, por fazer uma morte extremamente rídicula, simplesmente deixando a cabeça cair. 
Mas do resto, fora tudo magnífico. Nolan preservou as telas em IMAX e deixou de lado o 3D, pois segundo ele "queria o filme consistente com os dois primeiros e usaria IMAX para criar uma imagem de altíssima qualidade", segundo a revista Decifrando os Super-Heróis, da Super Interessante. O diretor completa dizendo que "o 3D exige uma tela menor e mais distante e que o terceiro filme teria uma imagem maior e com mais vida".
Para quem assistiu ao filme sabe que é exatamente isso que sentimos ao ver as cenas de guerra em Gotham, ou mesmo nas tentativas de Bruce de sair da prisão debaixo da terra e até as cenas de luta entre Christian Bale e Tom Hardy, que foram extremamente magnificas. 
O Bane também fora muito bem colocado na história. Muitos achavam que o problema em Bane iria ser igual ao do filme Batman & Robin (1997), que fora um dos piores filmes de super-herói já feito e onde Bane era retratado como um experimento para um homem forte, onde saiu uma figura totalmente ridícula. Mas quando estamos falando de Christopher Nolan (nada contra Joel Schumacher) o Bane se tornou mais sombrio e realista, retratando um terrorista forte (sem nenhuma alteração genética), que, com seus planos, consegue sucesso em seus atos para destruir Gotham City. Tom Hardy é perfeito para o papel, ainda mais quando este se exercitou até parecer um lutador de MMA.
E a história também fora caprichada. Foi uma ideia realmente muito inteligente voltar a história para Ra's al Ghul. Em Batman Begins ficou meio confuso o fato de que a Liga das Sombras havia se disseminado naquele trem, sem mais nem menos, quando Ra's al Ghul morreu. E, agora, há a explicação de que existe alguém para vingá-lo e que a missão da Liga das Sombras não termina tão simplesmente.
E não podemos esquecer de citar a trilha sonora de Hans Zimmer que fez a emoção do filme aumentar cada vez mais. Foi um espetáculo a estratégia de Zimmer ao usar a música em algumas partes e deixar o total silêncio em outras. Talvez isso tenha deixado mais realidade ao Caveiro das Trevas Ressurge.
Por isso que fora um sucesso de bilheteria, logo na primeira semana. O Knight World e a Warner Bros. não irá mostrar quanto fora arrecadado na primeira semana por conta do acidente que ocorreu em Aurora, na pré-estréia do filme, nos Estados Unidos, onde um louco entrou na sala de cinema e matou 12 pessoas, deixando 58 feridos. O presidente Barack Obama e o ator Christian Bale foram visitar os feridos e, por respeito, ninguém divulgou a bilheteria do filme.
Mas, com certeza, foi um sucesso. A entrada da sedutora Selina Kyle, as ações de Bane, a falsa morte do Batman e a revelação de que o verdadeiro nome do polical John Blake é Robin vão fazer todos ficarem de boca aberta, mesmo para aqueles que não curtem o herói.
O filme acaba de uma forma épica e tenho certeza que ninguém vai querer perder essa experiência em IMAX, somente nos cinemas (por enquanto).


em breve vídeos com e sem spoilers...

Nenhum comentário:

Postar um comentário